quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

L.A. Noire (Minha Análise)

Gráficos e dublagens espetaculares e uma história envolvente são os pontos fortes deste título para xbox 360 que mostrar até msmo para CSI como se faz jogo de investigação policial de cena de crime.A atmosfera vintage de Los Angeles dos anos 40 é o cenário escolhido para este novo jogo da Rock Star, empresa já famosa por clássicos como GTA e Red Dead Redemption, e que transporta o jogador para o clima de suspense e mistério das investigações policiais. L.A Noire é um game de investigação policial e ação onde o jogador encarna o personagem Cole Phelps, um policial de carreira que está buscando subir dentro da estrutura policial. Com o olhar sempre atento a qualquer pistas e com idéias de resoluções de problemas de um Sherlock, Phelps mergulha nas pistas deixadas por assassinos, traficantes e conspiradores na busca de chegar a verdade e prender o culpado.
Inspirado no período histórico mais clássico e mais violentos das ruas de Hollywood, L.A Noire transporta o jogador por casos ispirados em acontecimentos reais, inclusive o do famoso Serial killer Dália Negra, que matou várias mulheres em Los Angeles e nunca foi preso, por um cenário bem trabalhado com ótimos gráficos e através do recolhimento de pistas e interrogatórios de suspeitos ou testemunhas chegar a solução dos casos intrigantes.
O game exige que o jogador exercite sua atenção para os detalhes e perspicácia nos diálogos para chegar a solução dos casos. Este é outro momento memorável do jogo, as dublagens. Um verdadeiro trabalho artístico desenvolvido pela equipe da Rock Star nos diálogos, são sem sombra de dúvidas o detalhe mais forte do game, onde o jogador deve conduzir os interrogatórios através de perguntas tentando extrair pistas ou confissões dos suspeitos. Para desenvolvimento da trama do game é importante que você tenha até mesmo empatia com os interrogados para saber a hora de precioná-los ou não e chegar ao seus objetivos.
A trilha sonora também faz um bom trabalho interessante, as músicas da época reforçam a atmosfera, mas ainda assim o trabalho não chega a ser excepcional.
Agora os pontos negativos. L.A Noire, apesar da riqueza de detalhes, o game peca no quesito ação. Mesmo não sendo o forte do jogo, onde a priori se centra na narrativa, a parte relacionada em perseguições e tiroteios são por vezes repetitivas e entediosas. Muitas vezes o jogador recebe um chamado de um crime acontecendo na rua e parte para lá na esperança de algo que mude o rumo do game e acaba recaindo na obviedade de uma cena de tiroteio sem muita inovação, ou momentos de perseguições sejam de carro ou a pé. Mesmo nos momentos de foco, onde a narrativa e os interrogatórios são o ponto forte, é comum você sentir-se repetindo as ações, só que com suspeitos diferentes, numa repetição que poderia ser quebrada caso o mesmo capricho fosse usado na construção das entre-cenas gerando uma adrenalina a mais.
Apesar desses pequenos, porém relevantes, pontos negativos, L.A Noire é um jogo espetacular, focado na narrativa e na contação da história e trás para o Xbox 360 toda a atmosfera sombria e tensa das investigações policiais e entra para o seleto quadro de grandes jogos para os consoles de última geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário